Folículo Capilar

Definição

O folículo capilar é uma bolsa tubular localizada na hipoderme. É dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar. Em todo o corpo humano estima-se que existam cerca de cinco milhões de folículos capilares. É um número pequeno se considerarmos que eles só estão ausentes nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

É um anexo cutâneo bastante complexo. Ele tem diferentes tipos de células e múltiplas funções. Entre essas funções estão: capacidade de auto-renovação, potencial para imortalidade e crescimento rápido. Essas capacidades fazem do folículo capilar uma das estruturas mais dinâmicas dos mamíferos.

Há descritos dois tipos de pêlos produzidos nos folículos: o pêlo terminal e o velo. Quanto ao ciclo biológico e o aspecto anatômico, ambos são muito parecidos. O que os diferencia é basicamente o tamanho. O terminal é grosso, longo, pigmentado, com músculo piloeretor e medula, com diâmetro de 0,06mm ou mais. O velo é um pêlo pequeno, com menos de 2cm de comprimento, fino, macio, sem medula, pouco pigmentado , sem músculo eretor na maioria das vezes, e com diâmetro aproximado ou igual a 0,03mm. O pêlo tipo velo pode ser transformado em terminal, como ocorre na barba dos homens após a puberdade. A transformação de terminal em velo ocorre na evolução da alopécia androgenética.

Os fios de cabelos crescem 0,33mm por dia, ou seja, cerca de 1cm ao mês. Uma pessoa com a fase de crescimento (anágena) de 2 anos, terá cabelos de 24cm de comprimento. Outra com 5 anos de crescimento, terá 60cm de comprimento.

A queda normal diária de cabelos tem relação direta com o número total dos mesmos, e também com a duração da fase de crescimento. Normalmente uma pessoa tem em média 100.000 fios de cabelos e uma fase de crescimento de 3 anos, ou seja, esta pessoa troca cerca de 100.000 fios a cada 1000 dias, tendo uma perda de 100 cabelos por dia. Se o indivíduo tiver mais do que 100.000 fios, com o mesmo tempo de fase de crescimento, ele terá uma maior perda diária.

Folículo capilar: Ciclo dos Cabelos

Os cabelos estão em constante renovação. As mudanças de fases com suas características próprias é chamado de CICLO BIOLÓGICO DOS CABELOS.

Primeiramente ocorre a fase anágena ou de crescimento, que dura de 2 a 7 anos. Nesta fase encontram-se cerca de 80% dos cabelos, que apresentam um bulbo escuro, localizando-se na derme profunda. A matriz se mantém ativa, produzindo continuamente o fio.

Em seguida ocorre a fase catágena ou de involução que dura apenas de duas a quatro semanas. Nessa fase a matriz pára de proliferar e a parte baixa do folículo, abaixo da inserção do músculo piloeretor, entra em atrofia e o cabelo deixa de ser produzido. Cerca de 1 a 2% dos fios estão nesta fase.

Então segue-se a fase telógena ou de repouso que tem início após a involução máxima do folículo capilar e o desaparecimento de toda a matriz. Esta fase dura de 3 a 6 meses, acometendo 10 a 15% dos cabelos.

INFORMAÇÃO
A queda normal diária de cabelos tem relação direta com o número total dos mesmos, e também com a duração da fase de crescimento.