Curitiba:

Rua Pedro Collere, 35, esquina com Av. Pres. Getúlio Vargas

São Paulo:

Av. Pedroso de Morais, 2350 Alto de Pinheiros

Pós-operatório garante sucesso da cirurgia

Você sabia que a parte do pós-operatório, os cuidados depois da cirurgia são essenciais para o sucesso do procedimento e o crescimento dos novos fios?

Por isso existe a necessidade de se fazer um repouso, que nós orientamos que seja feito de pelo menos três a quatro dias depois da cirurgia.

Movimentos com cabeça

O ideal é que o paciente não abaixe a cabeça, mas por quê?

A pele do couro cabeludo é muito aderida e o médico tem necessidade de fazer a infiltração de uma solução anestésica, para fazer um colchãozinho onde a agulha vai perfurar, sem ficar cutucando o periósteo.

Essa é uma camada inervada que existe entre a pele e o osso.

Então se você não faz uma drenagem linfática postural adequada, ou seja, se você fica com a cabeça abaixada, lembrando que o celular é o nosso principal inimigo nessa questão, pela ação da gravidade o líquido tende a abaixar e você faz edema nos olhos.

As orientações do pós-operatório são muito importantes para que não aconteça edema, para que não tenha dor, para que a cicatrização seja perfeita.

Cicatrização da pele

Você sabia que a pele demora 7 dias para realmente revitalizar e fechar o orifício que foi feito?

Então na primeira semana você tem que cuidar para não bater, para não esfregar a região.

Os pacientes que operam conosco recebem todo um protocolo do que devem fazer e o que não devem fazer, quais os cuidados que devem ter, como lavar o couro cabeludo.

Eles recebem um shampoo específico que nós formulamos e industrializamos à base de clorexidina, que é um antiséptico e substâncias calmantes, como o aloe vera e a tea tree melaleuca que tem também poder de cicatrização.

Então é tudo pensado para que esse paciente receba as orientações necessárias e tenha um pós-operatório tranquilo, com uma cicatrização excelente para o crescimento desses fios.

Também orientamos o uso de laser de LED vermelho que tem uma ação também cicatrizante.

E ainda o kit domiciliar, que vai incluir uma loção capilar específica, vitaminas para dar suporte, porque é uma fase onde essas células estão numa multiplicação acelerada para formar esse novo fio, então elas necessitam de um aporte nutricional específico.

Além disso as visitas constantes a clínica para saber se tudo está acontecendo de uma forma esperada, para que o fio nasça saudável, que os enxertos peguem.

O crescimento dos novos fios

A pega, ou seja, o nascimento desses fios depende de uma técnica cirúrgica bem realizada pelo médico.

O fio tem um tempo específico que pode ficar fora do corpo, ele não pode desidratar, então existe todo um cronograma para que essa raiz que vai habitar o novo lugar possa nascer.

O sucesso da cirurgia depende da técnica bem realizada, do comando do médico e também dos cuidados pós-operatórios, do repouso.

Por que fazer repouso?

É fundamental evitar a exposição direta ao sol durante os 30 primeiros dias, assim como banho de mar, de piscinas, saunas.

As atividades físicas são liberadas 10 dias depois da cirurgia, para que dê tempo para a pele cicatrizar.

Se a pele ainda não estiver totalmente fechada, a vasodilatação, o aumento da pressão arterial ocasionado pelo exercício físico vai fazer com que ocorra sangramento e para que aquele fio implantado seja expulso da região.

Todos os cuidados de assepsia, de higiene, a lavagem do cabelo, tudo isso precisa ser muito bem explicado no pré-operatório para o paciente.

Transplante capilar é coisa séria, deve ser realizado por médico e o pós-operatório é tão importante como o intra operatório.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *