Tratamentos para calvície

Publicado por Clínica Muricy em

Tratamentos para calvície: o que há de mais moderno

Os tratamentos para calvície utilizando tecnologias são o tema de hoje. Vou falar sobre o que há de mais moderno: microagulhamento, mmp e laser.

O que são essas técnicas e quais os objetivos delas? 

Com a evolução no tratamento da calvície e da queda de cabelo, outras formas de administração das medicações surgiram. 

Microagulhamento 

Como fazer para que o medicamento penetre através da pele e não só usando uma simples loção? Assim surgiu o microagulhamento. 

É um rolinho que tem várias agulhas que fazem microfuros quando aplicadas na superfície, no caso o couro cabeludo.

Depois disso é aplicada a medicação, que será absorvida através desses micro canalículos. 

Isso é o que a gente chama de drug delivery em inglês, que seria a entrega de medicamento. 

MMP 

Após o microagulhamento surgiu o conceito do MMP, que é uma técnica só utilizada por dermatologistas, que é a microinfusão de medicamentos na pele. 

É uma máquina específica na qual a ponteira, a agulha já tem a medicação ali e, à medida que são feitos os micros furinhos, a medicação já vai sendo entregue, ao mesmo tempo em que são feitos os furinhos. 

No microagulhamento em você primeiro passa o rolinho e depois coloca uma medicação e no MMP na pontinha do aparelho já tem a medicação e, à medida que vai furando, já vai entregando a medicação. 

Laser

Um laser de alta potência de erbium não ablativo fracionado que não fura a epiderme e sim faz micronas de aquecimento, micro zona térmicas que permitem que essa substância também seja absorvida depois que passada, também em forma líquida. 

O laser é menos invasivo, menos traumático, tem a mesma capacidade de fazer com que a medicação penetre, mas sem gerar sangramento, com menos dor e menos efeitos colaterais para os pacientes. 

Cuidados com os procedimentos

São três formas de se fazer drug delivery que devem ser feitas por um profissional capacitado, dentro de uma clínica de dermatologia. 

Atualmente existe venda de rolo de microagulhamento pela internet, mas jamais aconselhamos a realizar isso em casa. 

Isso porque a medicação que é passada no couro cabeludo deve ser estéril. 

Você está abrindo uma fonte, uma porta de entrada e pode provocar uma infecção. 

A região deve ser higienizada de forma correta, a medicação deve ser estéril e também existe um limite na profundidade da perfuração. 

Se sangrar demais, por exemplo, o sangramento expulsa o remédio, então a gente não quer que sangre demais. 

Se você faz muito profundo, o organismo vai responder cicatrizando, formando fibrose, um tecido duro e isso pode piorar o seu quadro de calvície e queda de cabelo em vez de melhorar. 

Não são procedimentos para serem realizados em casa, são procedimentos para serem realizados na clínica, com profissional capacitado. 

Mas a técnica aplicada deve ser primeiro avaliada por um profissional capacitado e ele vai dizer qual é o melhor procedimento para ser feito no seu caso visando a entrega de medicamento no folículo.  

Mesoterapia


Uma quarta técnica para entrega de medicação é a mesoterapia.

Ela faz pontos com injeção em todo o couro cabeludo e, atualmente, é a menos empregada, porque a frequência deve ser muito alta e ela acaba fazendo bolos de remédios e não espalha de uma forma tão homogênea.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *