Barba: como ela fica após o transplante capilar?

Publicado por Clínica Muricy em

Barba como área doadora: como fica o rosto depois? 

A barba pode ser utilizada como área doadora no transplante capilar, como já falei outras vezes, mas como fica a pele do rosto depois que extraímos os pelos da barba? Vai continuar nascendo barba normalmente?

A barba usada como fonte doadora, é a mesma coisa que o couro cabeludo, uma vez que eu retiro aquela unidade folicular e transplanto para a área calva, eu fico com menos pelos na região de onde foram retirados. 

Barba falhada

Ou seja, a barba vai ficar falhada. 

Eu só consigo usar a barba como fonte doadora naqueles homens que não querem mais usar barba para o resto da vida. 

Tem alguns que até agradecem, porque nós conseguimos tirar aquela barba na parte de baixo do pescoço, que a maioria raspa e até faz depilação a laser, porque são pelos que entravam e incomodam. 

Então nós conseguimos dar prioridade para os pelos dessa região, porém, quando eu preciso de uma quantidade significativa, acima de 1500, 2000 unidades foliculares, eu preciso então de toda a região. 

Eu não posso, nesse caso, me limitar só a essa parte de baixo do pescoço, porque eu não vou ter pelo suficiente. 

E por que usamos a barba e não outras regiões pilosas? 

Porque o ciclo da barba é muito semelhante ao ciclo do cabelo.  

Nós temos uma fase anágena que dura aproximadamente 1 ano, a fase de crescimento e no couro cabeludo masculino essa fase dura, na maioria dos pacientes, 3 anos. 

Então você consegue em um ano ter um comprimento significativo dos fios. E a gente sabe que a barba pode atingir cerca de 20 centímetros, em alguns homens até 30 centímetros. 

Isso significa que quando colocada no couro cabeludo, vai conseguir crescer aquele cabelo. 

Mas é um pelo mais grosso, um pouco mais enrolado e quando você passa para o couro cabeludo ele vai adquirir o mesmo aspecto da área doadora original, ou seja, um pouco mais crespo e mais arrepiado. 

Como ter um resultado natural?

Mas se o cirurgião conseguir fazer uma distribuição homogênea, intercalando com fios do couro cabeludo, o aspecto fica extremamente natural, então não precisa se preocupar com a uma coisa estranha. 

Jamais vamos concentrar os pelos da barba todos num pedaço só e colocar cabelo em volta. Não, tem que ser feita uma distribuição inteligente. 

Isso significa espalhar os pelos da barba por toda a área calva. 

Por mais que se tire muitos pelos da barba para o transplante, ainda restam vários pelos, embora com uma densidade pilosa muito menor. 

Existe um limite de trauma, não dá para tirar tudo de uma vez só, porque você tem que deixar espaço de pele sadia para que aquilo cicatrize. Através da pele vizinha é que a cicatrização das feridas vai acontecer. 

Depois que estiver bem cicatrizado, é possível retornar naquela região e tirar mais uma quantidade de pelos, se necessário. 

O aspecto final fica extremamente natural.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *