A importância do pré-operatório

Publicado por Clínica Muricy em

Como é feito o pré-operatório do transplante capilar?

O pré-operatório é fundamental no transplante capilar.

Porque é nesse momento que conversamos com os pacientes sobre a anestesia, explicamos como é a cirurgia, como o procedimento vai transcorrer e esclarecemos todas as dúvidas e medos dos pacientes. 

No caso do San Cruz, o medo de uma cirurgia era grande. Mas quando ele viu pessoalmente o nosso centro cirúrgico e conheceu a equipe, ficou mais tranquilo e confiante no processo. 

Aliás, a tranquilidade do paciente é o nosso motivador para optarmos pela cirurgia com sedação e não apenas com anestesia local.

Assim, o paciente permanece dormindo e monitorado de perto pelo anestesista durante todo o procedimento, que é longo, chega a durar 8 ou 9 horas.

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva, então tem a possibilidade de ser realizado apenas com anestesia local, como muitos médicos fazem.

Mas com a nossa experiência, inclusive da técnica de tira e do FUT, que são anteriores ao FUE, nos mostrou que o pós-operatório dos pacientes que passavam pela sedação era mais tranquilo.

E a anestesia é um fator decisivo para a maioria dos pacientes, como foi com o San, que disse que não ficaria confortável em ficar 8 horas acordado durante a cirurgia.


Como é a consulta de pré-operatório?


Além dessa longa conversa sobre a anestesia, antes dessa consulta de pré-operatório nós solicitamos os exames laboratoriais, entre eles o coagulograma.

Lembrando que o paciente precisa estar apto a receber essa sedação, precisa estar saudável, com bons resultados de exames. 

Mas no pré-operatório nós também fazemos a marcação da linha anterior, o desenho que mostra como ficará o resultado do transplante. 

E esse momento também é muito importante, porque alinhamos as expectativas, nossas e do paciente, e determinamos exatamente o que será feito no dia seguinte.

Também explicamos ao paciente toda a parte técnica de como isso é feito para que o resultado seja natural.

Assim, como disse o San, passar por todas essas etapas, cercadas de cuidados e com muito profissionalismo, foi aumentando sua segurança em relação à cirurgia. 

A fase pré-operatória é de estreitamento da relação médico e paciente, de forma que tudo seja esclarecido e que o paciente fique tranquilo e certo do que estamos fazendo, afinal é algo definitivo.

Enfim, se você deseja fazer um transplante capilar, mas ainda sente insegurança, saiba que existe um longo caminho a ser percorrido até o dia da cirurgia, até que você se sinta seguro e pronto para realizar sua cirurgia. 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *