Alta densidade: o que é e como fazer?

Publicado por Clínica Muricy em

Saiba se a alta densidade é possível logo na primeira cirurgia capilar ou não

Alta densidade, ou em inglês dense packing, é um termo que se refere à quantidade de folículos transplantados por centímetro quadrado.

Então, muitos pacientes interessados no transplante capilar ou mesmo na fase de pré-operatório, nos perguntam quantos fios iremos transplantar e se chegaremos a um aspecto próximo do que seria uma cabeça não calva. 

Certamente, isso vai depender muito do tamanho da calvície. Assim, a alta densidade é utilizada em calvícies pequenas, quando temos um grande número de folículos para transplantar em uma área pequena. 

A alta densidade é considerada quando atingimos 40 a 45 folículos por centímetro quadrado. 

Quais os limites para a alta densidade?

Além disso, temos também o limite de pega e ele deve ser respeitado, afinal estamos lidando com um tecido vivo e que, portanto, tem vascularização. 

Quando fazemos os furinhos para colocar a raiz transplantada lá dentro, existem duas situações a se evitar: 

  • causar um dano vascular, por conta do trauma na vascularização, a ponto de levar a uma necrose de pele, já que o tecido não consegue se regenerar;
  • gerar pouca pega, porque o leito vascular não é suficiente para nutrir todos os folículos naquela região.

Ademais, é preciso deixar um espaço entre um folículo e outro, para que os folículos cicatrizem individualmente e não se juntem, formando um tufo. 

Isso significa que existe um limite de orifícios que conseguimos fazer por centímetro quadrado para que haja sucesso na pega, não tenhamos problemas com necrose e tenha tecido normal entre os orifícios para promover a cicatrização. 

Enfim, para tudo existe uma técnica e com o dense packing não é diferente. 

Portanto, ele é realizado mais na região interior e em entradas pequenas. E se o paciente tem uma calvície grande, nós não conseguimos concentrar os transplantes na área da frente, para que não falte para a parte de trás. 

Então, mais uma vez, a orientação é que você agende a sua consulta e venha passar por uma avaliação, para saber se o seu caso permite a realização da alta densidade de forma segura ou não.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *