Tratamentos para calvície feminina, além das medicações

Publicado por Clínica Muricy em

O que pode ser feito para tratar a calvície feminina, além do uso de medicamentos? 

Seguimos falando sobre a calvície feminina e seu tratamento. Hoje você vai conhecer algumas alternativas de tratamento, além do uso dos medicamentos. 

Certamente, o tratamento clínico medicamentoso é essencial para a preservação dos fios existentes. Afinal, o fato de a calvície não evoluir mais, já é uma importante resposta ao tratamento. 

Assim, a medicação vai agir na raiz viva. Portanto, é preciso ter o folículo em atividade, para que a medicação o estimule. 

Então, se você tem uma calvície diagnosticada, não pode negligenciar o uso das medicações, de acordo com orientação médica. Não se automedique! 

Tratamentos para calvície

Além disso, o que pode ser feito para potencializar a ação das medicações? 

O microagulhamento com drug delivery é muito bem indicado nesses casos. Ele promove pequenos furinhos no couro cabeludo e esses microtraumas estimulam o organismo a responder e a produzir fatores de crescimento, que vão atuar nesse folículo. 

Além disso, temos também o laser erbium glass, que é um laser não ablativo fracionado que também faz drug delivery, mas de uma forma diferente do microagulhamento. 

Nesse caso, temos o disparo do laser em vez da agulha. Ele é menos doloroso, mas também se trata de um equipamento mais caro, o qual também tem excelentes respostas. 

Então, o laser faz micro zonas térmicas, que aumentam a absorção das medicações que são aplicadas em seguida. Para isso, no drug delivery são colocados multivitaminas, fatores de crescimento,  assim como o Minoxidil e a Finasterida também. 

Outro tratamento bem indicado é o laser de baixa voltagem, que as pacientes podem fazer em casa, uma vez que a frequência deve ser muito maior, 3 a 4 vezes por semana no mínimo. 

Tanto o microagulhamento quanto o laser para drug delivery, devem ser feitos em consultório, em sessões mensais. 

Ainda podemos contar com o LED, que faz uma fotobioestimulação, estimulando a raiz a acelerar o metabolismo. Neste caso, também é um tratamento domiciliar e que deve ser realizado todos os dias. 

São equipamentos portáteis, fáceis de transportar e de utilizar, os quais os pacientes podem adquirir para uso individual e domiciliar, complementando os tratamentos feitos em consultório e também os medicamentos. 

Riscos e cuidados 

Ainda falando sobre os tratamentos domiciliares, muitos perguntam se podem comprar um roller para utilizar em casa, com o Minoxidil e se isso vai potencializar a ação da medicação. Entretanto, o microagulhamento não deve ser feito em casa. 

Primeiramente, porque você está abrindo uma porta de entrada e, se a região não tiver bem higienizada e com aplicação de antisséptico, você pode abrir uma porta de infecção. 

Quando fazemos o drug delivery na clínica, utilizamos uma ampola estéril, que foi feita em uma farmácia de manipulação especializada em medicamentos injetáveis e de aplicação em clínica. 

Ou então, quando utilizamos medicações importadas, elas vêm prontas para utilização e em um frasco estéril também. 

Por outro lado, a loção tópica que deve ser aplicada em casa, possui um frasco que não é estéril e que é manipulado diariamente, sendo aberto e fechado com frequência. Logo, é uma loção contaminada. 

Também tem a questão da frequência, porque muitas pessoas acham que quanto mais microagulhamento, melhor. Mas acontece que pode ocorrer o efeito oposto e no lugar de estimular o crescimento do cabelo, essa prática pode provocar um processo inflamatório, com formação de fibrose. 

Ou seja, no intuito de tratar a calvície, a pessoa pode provocar uma queda definitiva. 

Enfim, se você está enfrentando problemas com queda de cabelo, agende sua consulta e venha saber qual é o tratamento indicado no seu caso.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *