Mulheres podem fazer transplante capilar?

Publicado por Clínica Muricy em

Transplante capilar é opção para tratamento da calvície feminina?

No caso das mulheres, é possível realizar transplante capilar? Sim. Porém, existem algumas diferenças em relação ao transplante realizado nos homens. Então neste post você vai entender melhor como isso acontece e em quais casos a cirurgia é indicada. 

Em primeiro lugar, é preciso entender que o transplante capilar não é a primeira opção de tratamento da calvície feminina. Assim, a paciente precisa ter passado por todo um processo de tratamento clínico, com uso de medicações de acordo com prescrição médica. 

Além disso, a calvície precisa estar estável, afinal o transplante capilar preenche os espaços vazios, mas não trata o fio do lado, aquele fio que ainda não foi afetado pela doença. 

Ou seja, a mulher vai passar pela cirurgia, vai preencher os espaços vazios, mas o fio do lado precisa ser mantido com medicação. A cirurgia não é uma solução definitiva. 

A cirurgia é sempre indicada?

Aqui, é importante dizer que nem todas as mulheres possuem área doadora para a cirurgia. Por essa razão, talvez, não vemos tantas mulheres realizando o transplante capilar. 

Na verdade, clinicamente falando, a maioria das mulheres apresenta uma calvície difusa em todo o couro cabeludo e não apenas na risca do topo da cabeça. Assim, elas acabam perdendo o cabelo na lateral também. 

Então, nesses casos de calvície difusa, o transplante capilar é contraindicado, porque a quantidade de cabelos extraídos não será suficiente para o preenchimento da área rarefeita. 

Como é feito o transplante capilar em mulheres?

Antigamente, fazíamos o transplante capilar feminino com a técnica da tira, chamada de FUT. Então, nós removíamos uma tira do couro cabeludo, na parte de trás, fatiávamos essa tira, que era preparada para que as unidades foliculares fossem colocadas na área mais calva. 

Porém, com o surgimento da técnica FUE, surgiu a dúvida sobre sua realização nas mulheres, já que normalmente os cabelos são raspados para a realização da cirurgia. Mas aqui na Clínica Muricy nós desenvolvemos uma técnica para realização do FUE sem raspar os cabelos. 

Então nós preparamos a área doadora um dia antes da cirurgia, cortando um fio sim, outro fio não, um por um, linha a linha. Dessa forma, quando o cabelo está seco e solto, esses fios curtinhos ficam imperceptíveis. 

Consequentemente, no dia da cirurgia, os fios curtinhos vão ser aqueles extraídos com o micro punch no FUE. Porque não basta puxar o fio de qualquer forma e transplantá-lo para outro lugar, porque ele não vai nascer. Por isso, precisamos extrair a raiz que está lá dentro da pele, o que é feito com esse micro punch. 

Com ele, nós retiramos os fios um a um, de forma espalhada e, dessa maneira, é possível realizar o transplante capilar FUE também em mulheres, sem cicatriz visível e possibilitando que elas façam penteados e usem o cabelo como quiserem. 

Quem determina a indicação cirúrgica?

Finalmente, para saber se a sua calvície permite a realização da cirurgia de transplante capilar ou não, você precisa consultar um especialista em transplante capilar. Ele irá avaliar se você possui uma boa área doadora, com um volume significativo, suficiente para a realização da cirurgia.

Além disso, a mulher precisa saber que existe um tratamento clínico indispensável para sua calvície, que deve acontecer antes e depois da cirurgia de transplante capilar, sob orientação médica. 

Então, se você está passando por uma perda de cabelo intensa, agende sua consulta para que o seu problema seja avaliado e a gente comece o tratamento o quanto antes.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *