Pós-transplante capilar em mulheres

Publicado por Clínica Muricy em

Saiba quais são os cuidados no pós-transplante capilar feminino

Quais devem ser os cuidados que as mulheres precisam ter no pós-transplante capilar? No caso da paciente feminina, é preciso ter alguns cuidados com os cabelos. 

Certamente, por ser uma cirurgia diferente da antiga técnica da tira, o FUE é menos invasivo, no sentido de trauma, e menos doloroso também. 

Dessa forma, as mulheres toleram muito bem o pós-operatório com analgésico e anti-inflamatório. 

O pós-operatório é tranquilo, mas elas vão precisar aprender a cuidar dos cabelos nos dias que seguem a cirurgia, principalmente porque o transplante é feito com uma pequena agulha e não tem ponto. 

Por isso, não pode usar escova e não pode estilizar o cabelo nos dias seguintes à cirurgia. 

Então nós ensinamos as pessoas a lavar os cabelos de forma a não prejudicar a pega dos fios transplantados, com shampoo específico, desenvolvido aqui na Clínica, e duas vezes ao dia. 

Assim, vão se formar casquinhas em torno uns 11 dias depois da cirurgia, existe uma lavagem mais vigorosa, na qual todas essas casquinhas vão ser retiradas e, literalmente, a paciente vai receber alta para uma rotina mais normal. 

Ou seja, isso significa que ela vai poder entrar embaixo do chuveiro para lavar os cabelos, vai poder usar os dedos, vai poder usar o secador, se quiser, vai poder voltar a fazer atividade física e ter uma rotina mais ou menos normal. 

Crescimento dos fios transplantados

Assim como ocorre com os homens, pelo trauma de arrancar uma raiz e passar para a área calva, em torno de 20 a 30 dias do pós-operatório, o fio que estava aderido à raiz vai cair também.  

Decerto, o trauma que acontece na região pode fazer com que o fio vizinho sofra um pouco e também tenha uma queda de cerca de 10, 15%. 

Então, nesta fase de um mês a 3 meses de pós-operatório ela pode observar um eflúvio telógeno e ficar com um aspecto um pouquinho pior do que antes da cirurgia em relação ao volume capilar. 

Em seguida, com 90 dias, aos poucos esses fios novos vão crescendo, os fios não transplantados também voltam a crescer e ela vai adquirindo um bom volume depois 4, 5, 6 meses, já é uma fase bem interessante. 

Entretanto, no caso das mulheres, ela vai ter que usar uma franja, os fios vão crescer 1 centímetro ao mês, então com 6 meses eles vão estar mais ou menos com uns 4 cm. 

Uso de medicamentos 

Já em relação aos medicamentos, a paciente deverá manter a medicação que usava antes, para preservar os fios não transplantados. 

No início o medicamento também serve como um adubo para esse fio novo, para essa raiz nova vingar, nascer e vingar, principalmente o Minoxidil. Mas 1 ano após a cirurgia, o tratamento segue para os fios não transplantados. 


Enfim, essa mulher vai poder ter uma vida normal. É um fio que vai crescer, vai ter que ser cortado, que poderá ser penteado. A gente só não indica químicas como alisamento, porque quem tem calvície possui um fio mais frágil, mais fino.

Os resultados são extremamente naturais e as mulheres que passam pela cirurgia ficam muito felizes. Se você quiser saber mais sobre o transplante capilar feminino, agende uma consulta!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *