Quem tem calvície pode fazer reposição hormonal de testosterona?

Publicado por Clínica Muricy em

Saiba quais os efeitos que a reposição hormonal de testosterona pode ter sobre a calvície 

A questão da reposição hormonal com gel de testosterona é uma grande polêmica atual. Eu sempre recebo pacientes no consultório falando que a dose é baixa e que não tem problema nenhum, mas será mesmo? Será que isso não interfere na calvície? 

Atualmente, existe uma tendência de se realizar muita reposição hormonal em pacientes que ainda não estão na andropausa ou na menopausa. O chip da beleza é um exemplo disso, o qual contém testosterona ou progestágenos com ação androgênica. 

Infelizmente isso vai causar um aumento da perda capilar em pessoas que têm a tendência à calvície ou em mulheres que sofrem com queda de cabelo. 

Então, é preciso colocar na balança os prós e os contras dessa reposição hormonal junto com o médico que está prescrevendo esse tratamento. 

Prós e contras da reposição hormonal 

Por exemplo, alguém que decide usar o hormônio para massa muscular, se não houver uma manutenção e um uso contínuo do hormônio, a pessoa vai perder o resultado desse estímulo. 

Porém, o uso contínuo também pode dar efeito colateral de produção interna de um hormônio fisiológico. Se a pessoa usa hormônio externamente, o cérebro vai entender que não precisa mandar estímulo para a glândula produzir o hormônio e o próprio eixo ficará desregulado. 

Portanto, os critérios para uso de hormônio externo precisam ser muito bem estabelecidos. 

Assim, o ideal é tratar o sintoma e não um número que aparece no papel, a quantidade de hormônio no exame. 

Por exemplo, se você está com baixa de libido ou com leve depressão, se tem sintomas de andropausa ou menopausa, clinicamente existe indicação de reposição hormonal. Mas é preciso saber que, se você tem tendência à calvície, vai haver uma piora do quadro. 

Inclusive, existem alguns médicos que prescrevem junto com a reposição hormonal a finasterida ou o saw palmetto, que é um extrato de plantas que mimetiza a ação da finasterida. Então é como se você estivesse tratando o efeito colateral da droga que está prescrevendo. 

Enfim, é preciso avaliar até que ponto tudo isso seria bom para o organismo daquele paciente. 

Então converse com o médico que vai prescrever o hormônio para entender bem a proposta desse tratamento, especialmente se você tem calvície, para que não tenha uma piora do seu quadro.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *