Média de fios no transplante capilar

Publicado por Clínica Muricy em

Existe uma quantidade média de fios transplantados? 

Quantos fios conseguimos transplantar em uma única cirurgia com a técnica FUE? Qual é a média de unidades foliculares que a gente transplanta? 

Muitas vezes, na internet, existe como se fosse uma competição entre os médicos, cada um dizendo que conseguiu uma quantidade maior, 8 mil unidades, 12 mil fios de cabelo. 

Aliás, precisamos primeiro diferenciar o que é fio de cabelo do que é unidade folicular. 

Unidade folicular é a forma com que o cabelo se distribui na área doadora e, na maioria das vezes, os fios estão em 2, 3 ou até 4 fios no mesmo óstio, que seria o mesmo poro. Raramente os fios aparecem sozinhos. 

Assim, vemos cirurgiões afirmando que conseguem transplantar 5, 6 mil unidades foliculares em um único procedimento. Mas será que isso é bom? 

O que determina a quantidade de fios no transplante? 

Primeiramente, é importante lembrar que a área doadora é finita, ou seja, não podemos extrair dela os fios ou unidades foliculares de forma indiscriminada, afinal o limite de trauma precisa ser respeitado. 

Uma vez que o transplante capilar é uma cirurgia, existe um corte, um micro corte, um dano provocado na vascularização, sangramento, danos no tecido nervoso, no colágeno. 

Existe um trauma cirúrgico e o organismo precisa se recuperar dele. 

Ademais, um fio transplantado não vai mais nascer em seu local de origem, na área doadora, mas passará a nascer na área calva, no local em que foi transplantado. 

Outro fator importante é saber qual é o tamanho da área calva, se ela é mais extensa e os fios transplantados deverão cobrir uma grande área ou não. 

Então, no desejo de fazer um transplante em megasessão ou gigassessão, com uma quantidade elevada de unidades foliculares transplantadas, muitas vezes a área doadora pode ficar rarefeita. 

Consequentemente, a calvície pode ser provocada em outro lugar, deixando a parte posterior da cabeça mais rala, o que não é correspondente ao padrão de beleza. 

Outro problema que pode decorrer desse exagero nos transplantes é um eflúvio telógeno grave na área doadora, no qual a pessoa fica meses sem cabelo nessa área, até que o organismo consiga se recuperar desse trauma severo. 

Portanto, é fundamental que cada caso seja avaliado de forma totalmente individualizada, afinal existem pacientes com áreas doadoras muito densas e ótimas para se realizar o transplante. 

Nesses casos, nós conseguimos transplantar 5 mil unidades em um único ato cirúrgico de forma segura, sem causar dano à área doadora. 

Análise individualizada

Porém, existem outros fatores a serem analisados. 

Por exemplo, se a calvície do paciente evoluir, porque ele não tratou de forma adequada, pode ser que ele queira fazer uma nova cirurgia e precisará de material para isso. 

Enfim, a avaliação da área doadora no pré-cirúrgico é fundamental para que a cirurgia seja planejada da melhor forma. 

Assim, a gente consegue tirar uma quantidade significativa de unidades foliculares, mas preservando a área doadora para um possível procedimento futuro. 

Portanto, se você deseja realizar um transplante capilar, mais importante do que a quantidade de fios que vamos transplantar é manter a sua área doadora íntegra. Agende a sua consulta e venha saber mais! 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *