Edema pós-operatório: saiba como evitar

Publicado por Clínica Muricy em

Quais cuidados ajudam a evitar o edema pós-operatório

O pós-operatório de um transplante capilar, assim como ocorre com outros procedimentos cirúrgicos, desperta muitas dúvidas, principalmente em relação ao edema. 

Mas será que existe uma forma de evitar o inchaço? Como deve ser feito o repouso? Quais cuidados podem evitar o edema? 

Por que o edema acontece?

A pele do couro cabeludo é muito aderida e muito próxima a uma membrana enervada chamada periósteo, a qual envolve o osso.

Então, para realização da cirurgia capilar, nós injetamos uma solução anestésica com vasoconstritor e também volume, para que a gente promova como se fosse um colchão e, assim, possa fazer as incisões com segurança. 

Posteriormente, pela ação da gravidade, esse líquido acaba descendo para a região dos olhos, fazendo um edema no rosto, caso a pessoa não faça repouso. 

Quais são as orientações pós-operatórias?

Ou seja, quando você faz a cirurgia capilar, mesmo que não tenha incisões grandes, não significa que no dia seguinte já vai estar tudo cicatrizado e você pode ter uma vida normal. 

Infelizmente, não é tão rápido e é por isso que nós indicamos a realização da drenagem postural, com o pescoço sempre a 90° e a cabeça levemente para trás. 

Também é preciso cuidar muito com o celular, porque o movimento de abaixar a cabeça faz com que o líquido desça e faça o edema nos olhos. Por isso o repouso é essencial e o cuidado com a postura também. 

Quando o paciente vai dormir, deve usar dois travesseiros, mantendo a cabeça sempre elevada em relação ao restante do corpo. 

Além disso, fazer compressas geladas na área dos olhos ajudam a evitar o edema. 

Então, seguindo as recomendações médicas em cada fase do pós-operatório, esses primeiros dias e semanas vão passar de forma mais tranquila, assegurando o resultado da cirurgia. 

Se você deseja fazer um transplante capilar ou saber mais sobre a técnica, agende a sua consulta! 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *